Se você chegar antes ou for permanecer depois do evento na cidade de Santa Vitória do Palmar, há atrações culturais e turísticas. Confira abaixo:

 

Localização no Google Maps

 

   Santa Vitória do Palmar (SVP) é o município mais meridional do Brasil, com parte de seu território mais ao sul que o município do Chuí. Localizado a 501 km da capital do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e a 350 km da capital da República Oriental do Uruguai, Montevidéu. A cidade está na região conhecida como Campos Neutrais. Esta era a denominação dada pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777) a uma faixa de terra desabitada no extremo sul do atual estado do Rio Grande do Sul, cuja posse não poderia ser reclamada por nenhuma das partes envolvidas no conflito, Portugal e Espanha. A faixa se estendia dos banhados do Taim até o Arroio Chuí, onde hoje estão os municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí. Os Campos Neutrais foram retratados na literatura e na música como uma região cosmopolita, misteriosa e fantástica, repleta de histórias de sereias, piratas e naufrágios.

 

   A cidade pode ser considerada a terra das águas, do vento e da ecologia. É banhada pelas grandes lagoas Mirim e Mangueira e pelo Oceano Atlântico. Junto ao Chuí, possui o maior complexo de geração de energia elétrica eólica da América Latina. Com a cidade do Rio Grande, divide a Estação Ecológica do Taim, a mais importante do estado e uma das mais importantes do país.

 

   Santa Vitória do Palmar é banhada pelo oceano Atlântico, possuindo belas praias. Está na fronteira com o Uruguai, onde turistas podem visitar os free shops da cidade vizinha, Chuy, e também conhecer diversos pontos turísticos.

   Acesse o site para mais pontos turísticos e dados sobre o Uruguai: <https://ri.furg.br/index.php/vida-em-svp/atracoes-turisticas>.

 

Porto Pindorama

Fonte: guiaturisticosvp.com/pontos-turisticos

Construído em 1938, o porto está localizado às margens da Lagoa Mirim, a maior lagoa do Brasil e também a maior do Uruguai, onde é possível observar um dos mais belos entardeceres, já que o Sol se põe na lagoa, deixando a imensidão de água dourada.

Ainda no prédio do porto, é possível realizar um lanche, comprar souvenires feitas com folhas de palmeira e visitar o museu de paleontologia Mario Costa Barbarena.

Em épocas de maré baixa, é possível acampar nas prainhas ao redor, onde se tem uma vista espetacular do céu a noite, o que torna o ambiente perfeito para os amantes da natureza.

Distância do Campus da FURG/SVP: 5,6 km - visualizar trajeto

 

Reserva Ecológica do Taim

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/viagem/noticia/2016/08/trilhas-revelam-as-ricas-fauna-e-flora-da-estacao-ecologica-do-taim-7349227.html

Fundada em 21 de julho de 1986, a Estação Ecológica do Taim, localizada na Região Sul do Rio Grande do Sul, completa três décadas de história. A reserva reúne 30 espécies de mamíferos e 250 de aves tanto da fauna local como de fora do Brasil. Entre eles, o tarrã, cisne-de-pescoço-negro e joão-grande. A estação ecológica foi criada a partir de um decreto federal em 1978, que declarou a área de 33 mil hectares como de utilidade pública. Foram oito anos para a fundação do local.

A Estação Ecológica do Taim/RS (ESEC Taim) é uma Unidade de Proteção Integral que tem como objetivos, a preservação da natureza, a educação ambiental e a pesquisa. Assim, temos trilhas no entorno da ESEC para visitação, museu, auditório e alojamento. As trilhas existentes no entorno são: Trilha da Capilha: É uma trilha histórico-cultural, na qual é possível conhecer a comunidade de pescadores, a estrada Real e a Capela de Nossa Senhora da Conceição. A praia da Lagoa Mirim e suas falésias são um convite para assistir o pôr-do-sol. Duração: 1 hora e 30min. Trilha do Tigre: Nesta trilha é possível observar o sistema de banhados e áreas alagadas, bem como a avifauna, capivaras, jacarés e outros animais. Todo trajeto é realizado a pé. Duração 2 horas. Trilha das Flores: A Lagoa das Flores, bem como os ecossistemas associados: dunas, campos, banhados, arroios, mata nativa e a sua avifauna são os principais atrativos. Parte é realizada de ônibus, sendo intercalada com pequenas caminhadas. Duração 2 horas.

Distância do Campus da FURG/SVP: 140 km - visualizar trajeto

 

Lagoa Mirim - Praia da Capilha

Fonte: tripadvisor.com.br

A Praia da Capilha é uma pequena comunidade nas margens da Lagoa Mirim, um distrito da cidade Rio Grande. Sua praia tem um belo pôr do sol e natureza intocada, com uma longa praia de areias brancas às margens da lagoa. Nela, é possível encontrar a Capela Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras edificações na fronteira do Brasil, sua primeira construção foi em 1785. A atual construção data de 1844 e, apesar de ter o interior fechado ao público, pode ser visitada nos arredores e está a poucos metros da praia.

Distância do Campus da FURG/SVP: 158 km - visualizar trajeto

 

Praça General Andréa e Igreja Matriz

Fonte: guiaturisticosvp.com

Praça General Andréa, está localizada na rua barão do Rio Branco, esquina General Canabarro, no centro da cidade, possui um ponto de táxi próximo, banheiros, bancos para os visitantes sentarem e apreciarem a paisagem, alguns casarões históricos estão situados ao redor da mesma, como o teatro, a Igreja matriz, entre outros, a praça é o ponto de encontros de muitos jovens, adultos e crianças, no fim da tarde e parte da noite.

Ao lado da praça, está a Igreja Matriz de Santa Vitória do Palmar, construída em 1855. O Coronel Manoel Corrêa Mirapalhete (cuja casa também está na volta da praça) contratou a construção da capela que viria, mais tarde, a ser atual igreja. Visível na imagem também se pode observar a Rosa dos Ventos construída no centro da praça, rodeada de árvores e as centenas de pequenos periquitos que as habitam.

O local está próximo de restaurantes, lancheiras, sorveterias, além de diversos outros pontos de comércio. É, também, um dos locais próximos de passagem dos ônibus que levam ao Campus.

Distância do Campus da FURG/SVP: 2,5 km - visualizar trajeto

 

Praia do Hermenegildo

Fonte: tripadvisor.com.br

Uma das mais belas praias do Rio Grande do Sul se encontra aqui, sendo banhada pelo Oceano Atlântico. É o balneário mais popular da cidade, que conta com dunas de se perder a vista, que contrasta com o céu radiante e com a areia macia.

Há lojas e mercados na avenida principal, mas a maior vantagem é saborear frutos do mar frescos e visitar o Museu Instituto Litoral Sul, que aborda os ecossistemas marinhos da região.

A praia, que é uma das maiores do mundo, conta com áreas de acampamento, bem estruturados e que fornecem paz e harmonia.

Distância do Campus da FURG/SVP: 24 km - visualizar trajeto

 

Barra do Chuí

Fonte: tripadvisor.com.br

A Barra é certamente um dos mais belos balneários de Santa Vitória do Palmar, contando com chalés aconchegantes e atrações turísticas.

Na Barra do Chuí há um dos mais importantes museus da região, o museu ateliê Ballaena Australis, onde se encontram esculturas feitas de ossos de baleias, pedaços de madeira, restos de naufrágios e outros itens recolhidos. Logo adiante do ateliê é possível atravessar a ponte internacional que dá acesso à praia da Barra de Chuy, no Uruguai.

Durante o verão, é possível encontrar argentinos e uruguaios passeando tranquilamente pelas ruas e, ao fundo, avistar o Farol da Barra do Chuí, com 26 metros de altura, onde é possível visitar durante todo o ano e ter uma vista espetacular da região lá de cima.

Junto ao Farol, há molhes que conduzem o Arroio Chuí ao mar, rendendo uma bela paisagem.

Distância do Campus da FURG/SVP: 30 km - visualizar trajeto

 

Chuí

Fonte: ri.furg.br/index.php/vida-em-svp/atracoes-turisticas

O município do Chuí tem como destaque sua avenida principal que divide o Chuí brasileiro do Chuy uruguaio. Além da fronteira seca, é possível desfrutar da variedade de lojas, restaurantes e food-trucks, que dão uma oportunidade única de experimentar a culinária uruguaia. Ir ao Chuí/Chuy é uma oportunidade única de entrar em contato com a língua espanhola. Mas não é necessária preocupação, pois os uruguaios da região também falam português, além de terem uma variedade grande de câmbio e um centro de informações.

O Chuí fica a 20 minutos de carro de Santa Vitória do Palmar. Conta com ônibus diários em vários horários entre os dois municípios, facilitando as visitas. Os free shops são pontos de compras que se localizam do lado uruguaio, no Chuy, onde se encontra uma variedade de produtos importados e de alta qualidade com preços reduzidos. Isso porque os free shops têm impostos reduzidos sobre os produtos, sejam eles produtos de beleza, tecnológicos, eletrodomésticos, roupas, alimentos e muito mais. [Texto alterado]

Distância do Campus da FURG/SVP: 20 km - visualizar trajeto

 

Referências

ATRAÇÕES TURÍSTICAS. Disponível em: < https://ri.furg.br/index.php/vida-em-svp/atracoes-turisticas>. Acesso em: 01 mai. 2019.

CADASTRO Nacional de Unidades de Conservação. Disponível em: <http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=70>. Acesso em: 01 mai. 2019.

GAÚCHA ZH. Trilhas revelam as ricas fauna e flora da Estação Ecológica do Taim. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/viagem/noticia/2016/08/trilhas-revelam-as-ricas-fauna-e-flora-da-estacao-ecologica-do-taim-7349227.html>. Acesso em: 01 mai. 2019.

GUIA Turístico SVP. Disponível em: <https://www.guiaturisticosvp.com/pontos-turisticos>. Acesso em: 01 mai. 2019.